Contas, impostos, garantias, recibos, convênios. São muitos os documentos que todos nós temos guardados e nunca sabemos o que fazer com tanta papelada. E a cada mês, essa quantidade de documentos só aumenta.
É comum as pessoas ficarem com receio de jogar algum documento fora, aliás, é sempre difícil saber quando cada tipo de documento se torna desnecessário. Pensando nisso, nós da Contabilidade Oliveira viemos esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a reduzir toda essa papelada que todos nós sempre guardamos.
Alguns documentos e comprovantes possuem uma data limite de armazenamento necessária. E essa data varia de documento para documento. Para te ajudar a se organizar, listamos alguns prazos para você:
Guardar por cinco anos: – os tributos ( IPTU, IPVA, Imposto de Renda e outros);
- contas fixas em geral;
- recibos de assistência medica;
- recibos de pagamentos a profissionais liberais;
Guardar por três anos: – os recibos de pagamentos de aluguel;
- recibos de diárias de hotéis;
recibos de pagamento de restaurante. - Guardar pelo período do contrato: – comprovante de pagamento financiamento imobiliário.
Agora que está mais claro, você poderá se livrar de muita papelada sem preocupação. E não se esqueça de sempre observar os prazos para não continuar guardando documentos desnecessários.