Nos dias de hoje, estamos cada vez mais atarefados e sobrecarregados e, por descuido, não importamos com aquilo que faz tudo acontecer: nossa mente.
Para a sobrevivência e crescimento do seu negócio, além de seu conhecimento técnico você precisa saber lidar com pessoas e com emoções. Pois são elas que movem o seu negócio.
Por isso, a Contabilidade Oliveira separou 4 dicas de como desenvolver a sua inteligência emocional:
1 – Autoconhecimento
O primeiro componente para alcançar a inteligência emocional é o autoconhecimento, um dos mais importantes, pois é necessário reconhecer suas próprias emoções e como elas atingem seus comportamentos e pensamentos no cotidiano. É a fase de construir a autoconfiança, você conhece seus pontos fortes e fracos.
2 – Autocontrole
Esse é o componente em que você precisa identificar características que você precisa desenvolver e criar o autocontrole. Você é capaz de controlar os sentimentos e comportamentos impulsivos, tomar a iniciativa, e o mais importante, controlar suas emoções de maneira saudável.
3 – Consciência Social
Essa é a fase em que você se preocupa com o próximo, seja seu funcionário, cliente ou fornecedor, é necessário entender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, se sentir confortável socialmente, e reconhecer as dinâmicas de poder, para assim conseguir delegar funções e impor decisões.
4 – Gestão de relacionamento
Essa é o momento de criar empatia, você desenvolve e mantém boas relações, comunica bem, influência e inspira outras pessoas, inclusive seus funcionários, consegue trabalhar bem com equipe e administra conflitos.
Agora que você sabe como trabalhar a sua inteligência emocional não espere o ano virar para começar as mudanças necessárias em sua vida.