Para que uma equipe seja eficiente, é necessário que todos os envolvidos mantenham uma relação amigável entre si. Mas algumas atitudes podem fazer com que o relacionamento no trabalho seja comprometido.
Travis Bradberry, cofundador da empresa provedora de testes, treinamento e consultoria de inteligência emocional TalentSmart, em seu artigo no site da revista “Inc.”, listou alguns comportamentos que fazem com que uma pessoa se torne desagradável no embiente de trabalho. Veja alguns deles:
1. Fofocas
Fofocas são sem dúvida o comportamento que mais contamina o ambiente de trabalho. Quando conversas negativas e assuntos pessoais interferem na equipe, acaba fazendo com que o foco seja perdido, além de causar desconfiança entre os colegas de trabalho.
2. Reclamações excessivas
Um colega de trabalho que vive se lamentando sobre suas tarefas incomoda e causa mais cansaço do que o próprio trabalho que precisa ser feito. Reclamações excessivas desequilibram o ambiente e pode prejudicar toda a equipe.
3. Expor os colegas
Seja pelas costas ou não, expor algo relacionado aos colegas de trabalho é uma atitude péssima. Além de fazer com que a pessoa não confie mais em quem a expôs, outros colegas também poderão deixar de confiar. E mesmo que essa exposição seja sobre assuntos da empresa, isso cabe aos gestores, e não a qualquer funcionário.
4. Falta de higiene
Higiene no local de trabalho é fundamental. Segundo Bradberry, odores desagradáveis fazem com que o colega de trabalho se torne indesejado e excluído pelos outros funcionários, incomodando todo o ambiente de trabalho.
5. Perder o controle
O funcionário que se descontrola e perde a compostura diante de alguma situação pode ofender outro membro da equipe sem perceber. Essa atitude pode causar danos irreversíveis na equipe, além de demonstrar que o funcionário não está pronto para grandes tarefas que exigem maior responsabilidade.